Cidades seguras
Maringá Segura
Já no primeiro mês de parceria, o projeto Maringá Segura captou um arrombamento, identificou o suspeito e em menos de 15 minutos os agentes de segurança pública o localizaram.
"Com apenas 34 câmeras instaladas, as gravações captaram imagens de arrombamento em um estabelecimento comercial. Com a ótima resolução da imagem, foi possível identificar o rosto do meliante. Com o disparo do alarme, a Operação Tática localizou o suspeito."
Clodoaldo de Rossi, diretor do Núcleo de Segurança
Sobre o projeto
O projeto Maringá Segura foi idealizado pelo Núcleo de Segurança do projeto empreender da Associação Comercial de Maringá e apoia o modelo de vizinhança colaborativa, que incentiva lojistas e moradores a instalarem em suas ruas câmeras de monitoramento, compartilhando as gravações de lugares públicos entre si e com a prefeitura da cidade.
Dessa forma, todos conseguem ter acesso às gravações e acionar as autoridades com facilidade caso haja necessidade. Um dos diferenciais do projeto é que as imagens são disponibilizadas para a segurança pública sem nenhum custo.
"Sabíamos do interesse de empresas de fora implantarem o monitoramento colaborativo na cidade. Então resolvemos tomar a frente e iniciar o projeto. Hoje temos muitas empresas locais engajadas em estimular que cada vez mais pessoas estejam conectadas com a segurança."
Clodoaldo de Rossi, diretor do Núcleo de Segurança